fbpx

Carreiras em tecnologia: conheça as principais áreas

5 minutos para ler

As inúmeras opções de carreiras em tecnologia apresentam um cenário abrangente e cheio de boas oportunidades. Isso porque existem muitas possibilidades de atuação na área de TI com bons cargos, salários e funções desafiadoras, exigindo conhecimentos aprofundados do profissional.

Com o crescimento do setor, o mercado de trabalho apresenta também uma alta demanda por qualificação. Assim, devido à constante evolução do ramo, são diversos os caminhos de especialização em diferentes tipos de negócios.

Hoje vamos falar sobre as principais carreiras em tecnologia que estão em evidência e qual o perfil ideal para cada nicho. Confira a seguir!

Afinal, o que é tecnologia da informação?

A tecnologia da informação se refere ao uso de ferramentas computacionais para armazenar, buscar, enviar, receber e transformar dados e informações. Isso, por exemplo, pode ser feito através da criação de um hardware, como um SSD (Solid-State Drive), e de softwares, como uma rede social, aplicativos, entre outros.

Ao desenvolver esse tipo de tecnologia, o maior objetivo é adquirir eficiência e robustez, afinal, é bastante incômodo acessar um site com erros ou utilizar um celular que apresenta demora para carregar os aplicativos. Os profissionais atuantes no setor elaboram soluções de base tecnológica para gerar melhores resultados para as empresas.

Tais resultados podem ser desde o desenvolvimento de um novo app, uma estratégia de armazenamento de dados ou até uma análise avançada que pode levar a gestão do negócio a ter um importante insight.

Quais são as principais carreiras em tecnologia?

De fato, são inúmeras as alternativas de carreiras na área de TI, mas antes de escolher por uma, é fundamental saber qual o perfil profissional esperado para cada função. A seguir, vamos falar mais sobre algumas opções em alta no mercado.

Powered by Rock Convert

Desenvolvimento Mobile

Com a popularização dos smartphones, o Desenvolvimento Mobile tornou-se um serviço mais do que essencial. O indivíduo que atua no ramo deve ser curioso e se manter atento às tendências do mercado de aplicativos, se especializando nas plataformas mobile existentes, como Android e iOS, ou estudando soluções que funcionam para ambos os dispositivos (híbridas).

Ciência de Dados

Já para quem gosta de tarefas mais analíticas, o campo da Ciência de Dados talvez seja a opção mais recomendada. A informação, atualmente, é considerada a moeda mais valiosa do mercado, e deve ser protegida e bem administrada. Portanto, o profissional fica responsável por trazer valor para a companhia, a partir dos dados da empresa. Isso engloba tanto realizar uma análise de dados que geram insights de negócio, quanto utilizar técnicas de inteligência artificial para a criação de soluções inteligentes.

Desenvolvedor Back-end

O Desenvolvedor Back-end deve conhecer bem as linguagens de programação e se manter atualizado sobre as tecnologias de infraestrutura, pois em algum momento pode ter que lidar com a segurança de suas aplicações.

Dessa maneira, ele fica responsável pela parte da aplicação que roda em um servidor, como a interação com o banco de dados e a autentificação dos usuários.

Desenvolvedor Front-end

Já o Desenvolvedor Front-end tem a função de lidar com a parte visível dos sites, ou seja, codificando o posicionamento e a interação de diferentes componentes da página, tendo que levar em consideração os dispositivos diferentes que poderão interagir com o conteúdo (responsividade), assim como questões de acessibilidade. Sendo assim, a carreira exige que a pessoa tenha afinidade e facilidade para lidar com o aspecto visual, possibilitando a criação de interatividade nos elementos que constituem uma página ou aplicativo.

Desenvolvedor Full-stack

O perfil profissional de um Desenvolvedor Full-stack é multidisciplinar, sendo que é fundamental conhecer e executar todos os processos de back-end e front-end. A ocupação exige atualização constante para acompanhar tanto os avanços em back-end e em front-end, quanto para entender como trabalhar bem sob pressão.

Analista de Business Intelligence

Quem atua no setor deve garantir a qualidade dos dados, das integrações e a consistência das informações, além de automatizar documentos de uso recorrente. O ideal é que o indivíduo entenda de assuntos relacionados aos negócios para extrair dados mais relevantes e comunicar de forma eficiente os resultados à companhia.

Segurança da Informação

A Segurança da Informação é um ramo da programação para quem gosta de desafios. A área vem crescendo devido à importância de manter a proteção dos dados dos negócios segura contra crimes virtuais e tentativas de violação.

Para seguir em uma das carreiras em tecnologia, é imprescindível ser curioso e estar disposto a aprender sempre. Isso porque os perfis mais comuns da área são de pessoas com alta qualificação profissional e que estão abertas para aprofundar os conhecimentos em TI.

Um passo fundamental para obter sucesso no ramo é se manter atualizado das tendências e crescimento do setor. Por isso, compartilhe o artigo nas redes sociais para que o conteúdo chegue a mais pessoas!

Posts relacionados

Deixe um comentário