fbpx

Desenvolver para iOS: como começar?

7 minutos para ler

Os smartphones são parte essencial em nossas vidas, de modo que, muitas vezes, a relação é tão forte que quando a bateria acaba ou o esquecemos em algum lugar, o sentimento é de que estamos sem uma parte de nós mesmos, não é? Podemos atribuir grande parte disso à revolução que os iPhones trouxeram ao mercado de tecnologia, se tornando, até hoje, uma grande referência no mundo dos smartphones. Segundo a Apple, até Janeiro de 2019 eram 900 milhões de smartphones em uso ao redor do mundo, nos seus mais variados modelos. Somando os AppleWatches, iPads, iPods e Macs, esse número salta para 1,4 bilhão de dispositivos.

O mercado mobile como um todo está extremamente movimentado, principalmente diante do processo de transformação digital em que muitas empresas e negócios estão enfrentando. Estima-se que existam no mundo, aproximadamente, 8 bilhões de smartphones, ou seja, mais dispositivos do que pessoas! 

Diante de tudo isso, não é necessário dizer que vale a pena investir na carreira de desenvolvedor iOS, correto? Então, ao longo deste post, colocaremos alguns passos iniciais para dar um start nesse novo universo.

Quero me tornar um Desenvolvedor iOS, quais os primeiros passos?

1. Ter um Mac

Computadores Mac

Infelizmente, dispositivos Apple ainda são sinônimos de preço altos. Entretanto, é indiscutível a qualidade dos produtos, e, você, como um futuro desenvolvedor iOS, precisa de um computador com macOS para poder trabalhar e estudar. Existem algumas alternativas para isso (como hackintosh, Mac In Cloud, e máquinas virtuais), mas é necessário pensar que será um ambiente de estudo e, futuramente, de trabalho, sendo o Mac sua principal ferramenta.

Entretanto, de início não é necessário um alto investimento numa máquina de última geração, podendo adquirir um Mac Mini, ou Macbook Air, que normalmente são encontrados com preços mais baixos no mercado.

2. Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento – Xcode

XCODE - Ferramenta de Desenvolvimento

Com o Mac em mãos, é necessária a instalação do software mais importante para um Desenvolvedor iOS, o Xcode, que é a IDE (Integrated Development Environment) para desenvolvimento de aplicações dentro do universo Apple.

O próprio site da apple define o Xcode da seguinte maneira: “Inclui tudo que os desenvolvedores precisam para criar ótimas aplicações para Mac, iPhone, iPad, Apple TV, e Apple Watch. Entrega para os desenvolvedores um workflow unificado para design de interface do usuário, codificação, testes e debugging. O ambiente de desenvolvimento integrado, combinado com a linguagem de programação Swift, torna o desenvolvimento de apps, simples e divertido.” (https://apps.apple.com/br/app/xcode/id497799835?mt=12)

Assim, deu para entender que o Xcode vai ser seu melhor amigo daqui para frente né? Pois através dele você poderá, escrever, editar, debugar, desenhar suas apps, testá-las, e várias outras coisas. Então, estude essa IDE e esteja bem familiarizada com ela.

3. Inscrição no programa Apple Developer

Com o Mac e o Xcode configurados, já é possível acessar os materiais necessários para iniciar o desenvolvimento. Em seguida, basta se inscrever gratuitamente no programa Apple Developer (https://developer.apple.com/), que disponibilizará vários materiais, como: SDK’s, exemplos de códigos, vídeo-aulas e muito mais. 

4. Estudar sobre programação para iOS

Swift

Seguindo o passo anterior, esse é o momento em que você deve estudar até se cansar, depois disso estude mais um pouco! Já que com o advento e crescimento da internet, hoje é possível ter acesso a uma infinidade de materiais, bons e ruins (saber filtrar é essencial). 

Sendo assim, você precisa estar pronto para lidar com códigos em Objective-C e Swift, que são as principais linguagens utilizadas no contexto do desenvolvimento iOS. Para isso, existem vários locais que irão te ajudar nessa jornada, dentre eles lhe indicaremos alguns:

  • Swift language guide by Apple — Essa é a documentação da linguagem Swift, contendo tudo sobre as regras e definições dessa linguagem de programação.
  • Ray Wenderlich – Vasta biblioteca de conteúdos relacionados ao desenvolvimento de software, com muitos materiais voltados para iOS.
  • Swift by Sundell – Site exclusivo de swift, com aulas, tutoriais, podcast e etc…
  • AppCoda – Muitos tutoriais e aulas muito interessantes.

Por último, e não menos importante…

  • Code Dojo – Traremos muitos materiais interessantes em nosso Blog, e, claro, você pode se inscrever em nosso curso de Desenvolvimento iOS! Além disso, não deixe também de escutar o NinjaCast, o nosso podcast sobre o mercado de tecnologia.

5. Tentar fazer sua primeira App

Assim que configurar seu ambiente de desenvolvimento e começar a estudar programação, chegou a hora de tentar desenvolver sua primeira aplicação iOS. Nesse momento, é importante colocar em prática os itens previamente estudados, e não se desesperar e nem pensar que o software que você está desenvolvendo resolverá todos os problemas do mundo. Ou seja, é hora de simplicidade e aprendizado! 

É importante que você foque nos conteúdos que você viu durante os estudos, e, de certa forma, criar uma aplicação que exercite aquilo que você mais se identificou dentro do contexto de desenvolvimento iOS, utilizando os frameworks e bibliotecas de maneira a facilitar e guiar o seu processo de acordo com o desejado. Além disso, tente fazer o seu melhor, criando uma aplicação que siga boas práticas de Engenharia de Software. Se esforce para que seu código seja, coeso, de fácil manutenibilidade, e siga um mínimo de divisão de responsabilidades. 

Uma boa aplicação iOS, como qualquer software, se baseia em alguns pilares:

  • Código Limpo – Código coeso, pouco acoplado, com uma arquitetura bem definida, legibilidade, manutenibilidade, princípios SOLID. 
  • Código funcional – Não basta um código maravilhoso se o mesmo não funciona, correto?
  • UI – Seja com storyboards, .XIB, ViewCode, uma boa aplicação começa por uma bela UI
  • Gerenciamento de Dependências – Swift Package Manager, CocoaPods, Carthage
  • Testes automatizados – Extrema importância para manter a qualidade da sua aplicação, sendo essencial a escrita de testes desde o início. Recomendamos iniciar com o próprio framework do Xcode XCTests).

Mas se você ainda não conhece esses termos, não se preocupe! Já que farão parte da sua jornada de aprendizado.

6. Publique seu código no GitHub

GitHub

Nesse momento, se ainda não estudou sobre git, estude! Sem dúvidas, o Git entra para a lista de softwares que serão seus maiores companheiros daqui para frente. Basicamente, é um sistema de controle de versões distribuído, usado principalmente no desenvolvimento de software.

Portanto, recomendamos fortemente que publique o seu código no GitHub, que é uma plataforma de hospedagem de código-fonte com controle de versão e pense no GitHub como sua vitrine, sendo o local onde você disponibilizará alguns de seus projetos pessoais, além de acessar e contribuir com uma série de repositórios no universo do desenvolvimento de software.

Se precisa de uma força para pensar nas primeiras questões do seu aplicativo, leia este artigo, onde damos algumas dicas para criar o seu primeiro aplicativo.

E agora, preparado para começar a programar para iOS? Espero que esteja animado e que conte com a Code Dojo para viver contigo essa grande experiência!

Gostou deste conteúdo? Então, siga o nosso perfil no Facebook, no Instagram e no LinkedIn, e acompanhe as nossas postagens em seu feed de notícias!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário