fbpx

Qual o impacto do Design Thinking na experiência do usuário?

4 minutos para ler

Em tempos de forte influência tecnológica nos mais diversos espectros da sociedade, a experiência do usuário pode ser considerada como um dos pontos fundamentais para o desenvolvimento de soluções, e o Design Thinking tem um papel fundamental no mercado de TI.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você entenda os impactos do Design Thinking na experiência do usuário e o papel do mapa da empatia nesse contexto. Continue a leitura para saber mais!

Como o Design Thinking pode trazer soluções inovadoras?

Design Thinking é uma metodologia que tem como finalidade chegar à solução de problemas de maneira colaborativa e abrangente, abarcando a perspectiva sobre uma determinada situação de maneira mais empática com os interessados (stakeholders). Isto é, todos os envolvidos são colocados no centro do processo de desenvolvimento do produto, e não apenas o cliente final.

Por levar em consideração diferentes perspectivas, necessidades e pontos de melhoria, o Design Thinking tem um grande potencial para encontrar as soluções mais inovadoras.

Por que o Design Thinking é importante para a experiência do usuário?

O fato de o Design Thinking buscar o mapeamento e a mesclagem de diferentes visões de mundo sobre um mesmo aspecto, assim como os processos inseridos na vida de cada indivíduo e suas experiências culturais, faz com que essa metodologia seja imprescindível para melhorar a experiência do usuário.

Seu conceito permite a identificação de barreiras e gera insights fundamentais para que as alternativas mais adequadas, em termos de solução de problemas, sejam obtidas. Estamos falando sobre o levamento de necessidades reais do consumidor para se chegar a uma abordagem mais humanizada.

Como funciona o mapa de empatia?

O mapa de empatia é uma ferramenta indispensável para a melhoria da experiência do usuário, pois gera uma visualização ampla sobre o perfil de cada tipo de usuário específico, apresentando informações cruciais para se chegar à solução ideal, com base em suas necessidades.

Para fornecer uma visão geral a respeito do perfil de cada usuário, o mapa da empatia é dividido em quatro quadrantes, não necessariamente sequenciais ou cronológicos, como você pode conferir abaixo.

Diz

Nesse quadrante é verificado o que o usuário diz em voz alta a respeito do produto em questão, em um estudo ou entrevista sobre usabilidade.

Pensa

Nesse quadrante são observados os pensamentos que o usuário expressa no decorrer da experiência. É fundamental para encontrar necessidades e pontos de melhoria durante o desenvolvimento de um produto, como um aplicativo mobile ou software específico.

Faz

Aqui são inclusas as ações executadas pelos usuários durante o processo, como a quantidade de vezes que atualizam a página, tempo gasto visitando outras lojas para comparar preços, entre outros aspectos.

Sente

É o quadrante em que é constatado o estado emocional do usuário em relação à experiência. A ideia é descobrir como ele se sente durante o processo para levantar os aspectos que precisam ser melhorados.

Por que o Design Thinking é essencial nos processos de experiência do usuário?

Como você entendeu até aqui, o Design Thinking utiliza uma combinação de ferramentas e metodologias para compreender as necessidades dos usuários em relação a uma determinada solução ou produto, como o mapa da empatia, para promover melhorias de usabilidade e otimização de produtos.

Nos processos de experiência do usuário (ou User Experience, como também é conhecida), essas informações são indispensáveis porque facilitam o trabalho dos desenvolvedores, visto que focam especificamente em proporcionar a melhor experiência de consumo e navegabilidade possível aos usuários, observando como se sentem, como pensam, o que têm a dizer e o que fazem durante cada etapa.

Como você conferiu, o Design Thinking está diretamente ligado à experiência do usuário. Entender o comportamento dos consumidores e obter feedbacks precisos são processos fundamentais para o desenvolvimento de soluções personalizadas e inovadoras.

Gostou de saber como o Design Thinking influencia na experiência do usuário? Quer acompanhar mais dicas e conteúdos informativos que postamos periodicamente? Então assine a nossa newsletter para receber materiais úteis direto no seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário