fbpx

Mercado de TI no Brasil: Como Ingressar?

10 minutos para ler

O mercado de TI no Brasil 

Você provavelmente já deve ter acompanhado nos últimos tempos uma série de notícias e conteúdos sendo veiculados, tanto nas mídias tradicionais e digitais, sobre o aquecimento do mercado de TI. Um mercado que nos últimos anos vem florescendo, principalmente quando falamos a nível de Brasil, com cada vez mais oportunidades, empresas consolidadas e movimentando cifras cada vez maiores.

Por isso a demanda por profissionais qualificados no mercado de TI no Brasil vem em uma onda crescente a cada ano, porém ainda se convive com um déficit de pessoas capacitadas tecnicamente com relação ao número de oportunidades oferecidas pelas empresas. Contudo, esse fenômeno não ocorre por não existirem pessoas interessadas em ingressar nesse mercado, afinal de contas ele apresenta muitas condições atrativas como boa remuneração, condições de trabalho mais flexíveis, ambientes de trabalho mais amistosos, etc.

O ponto chave dessa questão está na capacitação dos profissionais, isto é, hoje as empresas têm dificuldade em encontrar pessoas qualificadas com relação a suas necessidades e nível de exigência. Algumas delas contornam este problema investindo na capacitação e formação de pessoas, porém essas iniciativas, em decorrência dos recursos que demandam, acabam sendo realizadas pela minoria delas.

E agora, José? 

Então você deve estar se perguntando: “Como eu faço para entrar no mercado de tecnologia?” ou “Como me capacitar para que eu possa estar apto para entrar neste mercado?” Provavelmente você buscava um esclarecimento inicial a estas dúvidas, ou algo próximo disso, quando iniciou a leitura deste artigo. Partindo desse ponto, vamos deixar algumas dicas para que você possa dar os primeiros passos rumo a essa jornada fantástica que é trabalhar com tecnologia.

Conhecimento é poder

Knowledge is power!!

Um ótimo ponto de partida em sua jornada é obter conhecimento para começar a dar o seus primeiros passos e ser introduzido aos primeiros conceitos necessários ou aprimorar o seu conhecimento com as melhores práticas do dia-dia de quem atua no mercado. É importante pra que você se familiarize com os termos e conceitos iniciais e estabeleça uma linguagem comum para que você possa dar o seus primeiros passos. Nos momentos de dificuldade que você pode enfrentar praticando (sim, você vai passar por isso!), o conhecimento que você absorveu será o diferencial pra que você supere as dificuldades e continue progredindo, por isso a velha frase conhecimento é poder vem a calhar.

Bebendo da fonte correta 

É importante no processo de se informar escolher as fontes corretas para absorver conteúdo, pois por mais que não encontre algo necessariamente “errado”, algumas más práticas e vícios já podem começar a serem inseridos na sua formação como profissional. Por isso uma ótima forma de dar os primeiros passos para conhecer uma tecnologia ou área de atuação será se guiando inicialmente pela documentação oficial.

Partindo disso também existem vários blogs como o da Code Dojo e microblogs em plataformas como o Medium, onde você encontra conteúdo em vários níveis. Outra opção são os canais de comunicação geridos pela comunidade da área de atuação (Slack, Telegram etc.). Nesses canais você pode contar com pessoas para te auxiliar e compartilhar conhecimento, bem como ajudar a definir novos tópicos de estudo.

Cursos online 

As plataformas de cursos online também são um forte aliado, uma vez que o conteúdo é estruturado de forma mais didática além de muitas vezes contar com um cronograma bem definido de atividades. Mesmo muitas destes cursos sendo pagos existem ainda opções gratuitas. Além do mais existe uma série de vídeos disponíveis gratuitamente em sites de streaming de vídeo, como o Youtube por exemplo.

Entre as plataformas com preços mais acessíveis, está a Udemy, que possui cursos das mais variadas áreas. O conteúdo não é produzido por eles, mas sim por professores e instrutores que têm interesse de vender e divulgar seus cursos na plataforma. Os cursos geralmente são de uma duração menor, sendo possível em pouco tempo já conseguir dar os seus primeiros passos.

Outra plataforma importante neste cenário dos cursos online é a Udacity, que realmente cooperou bastante para desmistificar a clássica comparação entre cursos online e presenciais com relação a qualidade. Possuindo cursos extremamente conceituados ministrados e elaborados por profissionais de grandes universidades e empresas, dentre elas a gigante Google, ela se tornou uma referência quando se trata de cursos online em algumas áreas.

Nós, do Code Dojo, atuamos de maneira parecida à Udacity, criamos cursos com profissionais de primeira linha que atuam na área no Brasil, e focamos na personalização para ajudar nossos alunos a atingir seus objetivos: Seja aprender para tentar o primeiro emprego, para mudar de ferramenta que usa ou, muitas vezes, conseguir aplicar o aprendido em seu trabalho atual. Um grande diferencial é poder contar com esse contato mais próximo dos professores (e outros alunos!) enquanto estiver fazendo seu curso.

Podcasts

Um outro tipo de mídia bastante interessante, e que vem ganhando bastante força recentemente no Brasil são os podcasts. Eles são uma boa forma de ter acesso a conteúdo produzido por profissionais da área, que além de abordarem temas técnicos também dão uma boa noção da realidade do mercado e do dia-a-dia de atuação dos profissionais.

Dicas sobre carreira e tecnologia com quem conhece o famoso “pulo do gato” são também um tópico abordado em alguns podcasts, como por exemplo o Hipsters Ponto Tech. Um outro que figura discutindo principalmente sobre tópicos na área de data science é o Data Hackers. Dentre eles o NinjaCast produzido com o apoio da Code Dojo, que conta com dicas excelentes pra sua carreira e formação profissional.

Discussões com convidados destacando e comparando as diversas áreas de atuação e tópicos relevantes para área e inclusive alguns tópicos polêmicos que dividem opiniões. Também sempre contam com dicas para ajudar na rotina profissional, para se profissionalizar e evoluir tecnicamente.

A prática leva a perfeição …

Praticar, praticar, praticar!!!

“A prática leva a perfeição e o erro a excelência” é uma famosa frase de autoria atribuída a Aristóteles. Ela pode ser extremamente relevante se considerarmos que perfeição não existe e que excelência não é algo a ser atingido, mas sim um hábito. O ponto é que depois de adquirir algum conhecimento é importante que você comece a praticar da melhor forma para que você possa consolidá-lo. Além do mais sempre buscar a melhor qualidade final no que você produzir bem também como no processo de criação em si.

Code Playgrounds

Existem muitas formas e recursos disponíveis para você começar a praticar, dentre elas os mais simples são os code playgrounds. Eles são basicamente ambientes online onde você pode praticar alguns conceitos básicos de cada tecnologia sem instalar nada! A maioria das tecnologias possuem um e eles são facilmente encontrados na web. Eles contam com uma série de exemplos já estruturados de alguns conceitos, sendo assim um ótimo ponto de partida.

Tutoriais

Os tutoriais são guias contendo uma passo a passo de como realizar uma determinada tarefa. São ótimos aliados, pois abordam passos desde a configuração do ambiente para que você possa praticar até detalhes ligados as ferramentas que você vai utilizar. Geralmente focam em projetos muito simples e usam uma linguagem mais direta, ou seja, não esclarecendo muito os detalhes sobre o que está sendo feito, focando em atingir um objetivo claro.

Pequenos projetos

Criar pequenos projetos são uma forma excelente de consolidar o que você aprendeu e colher os primeiros frutos louváveis. Escolher um projeto de escopo simples, que já vai entregar algum valor que você consiga visualizar é o ideal. Eles são uma ótima oportunidade pra começar a construir o seu catálogo de projetos e esse tipo de coisa é muito levado em conta em processos seletivos.

A galinha que canta é a dona dos ovos

Calma não é isso que você está pensando … 

O que este famoso ditado nos passa é : “devemos anunciar as nossas virtudes ao mundo”. Sendo assim é sempre bom que se busque recursos para que você se divulgue, em outras palavras, venda a sua imagem como profissional. Esse ponto é extremamente importante, pois é através disso que você passa a ser enxergado pelas pessoas quando elas têm oportunidades a serem oferecidas.

A grande vitrine

Um bom passo inicial é criando um perfil no Linkedin, a maior rede profissional online do mundo. Ele é utilizado por milhares de empresas e pessoas diariamente na busca de profissionais e oportunidades de trabalho, por isso possuir um perfil é importante.

É importante ser verdadeiro preenchendo as informações do seu perfil, afinal de contas deve ser constrangedor ser pego mentindo em um processo de seleção. Outro ponto é sempre estar interagindo com o conteúdo postado por outros usuários. Também ampliar a sua rede de conexões, porém sempre usando o bom senso e tomando cuidado com spamming.

Compartilhando o seus interesses 

Outra forma de se fazer conhecer e aprender coisas novas é participando de eventos voltados para a área que você gostaria de atuar. Vários deles são organizados utilizando o MeetUp, uma plataforma que auxilia na comunicação dos organizadores com os participantes desses encontros. 

Os “meetups” (como também são chamados os eventos) são um ótima oportunidade para conhecer presencialmente outras pessoas que compartilham do mesmo interesse que você. Alguns deles serão profissionais que já atuam no mercado, possibilitando assim uma ótima oportunidade de networking. Outra vantagem é que você terá contato com conteúdos palestrados por pessoas mais experientes e poderá aprender algo novo.

Colaboração e compartilhamento  

Além das suas habilidades os pequenos projetos que você produzir são de extrema importância na definição da sua imagem como profissional. Eles nada mais são do que a materialização do seu conhecimento, por isso é extremamente importante que eles estejam sempre acessíveis para outras pessoas.

Uma das melhores formas de se fazer isso é compartilhando seus projetos no seu perfil no GitHub. É uma excelente forma de mostrar a qualidade do seu trabalho as pessoas e ainda poder contar com a contribuição delas. Estes são ótimos pontos para que você possa melhorar os seu projetos e aprender mais. Você também pode navegar por projetos de outra pessoas ou empresas e usá-los como base de aprendizado para seus projetos. 

E no fritar dos ovos … conclusão

Ovo GIF - Find & Share on GIPHY
Ma-mas, mas … já acabou ??

Apresentamos aqui algumas dicas iniciais para que você possa iniciar e alavancar sua carreira da área de tecnologia. Caso você queira ter contato com mais conteúdo de qualidade tanto para sua carreira como para tópicos específicos da área que deseja seguir, acompanhe as novidades no nosso o blog. Caso tenha interesse siga o nosso podcast, o Ninja Cast nas principais plataformas de streaming.

Posts relacionados

Deixe um comentário